Dicas

Dicas para preparar salada no pote

08 set 2016

Cada vez mais vejo pessoas adquirindo o hábito de levar marmita para almoçar no trabalho, faculdade, escola… Realmente esta é uma ótima opção para conseguir se alimentar de forma mais saudável sem cair nas tentações dos restaurantes e ainda economizar. Uma das dificuldades que estas pessoas encontram é a falta de tempo para preparar e também a falta de um local para esquentar a refeição.  Uma das orientações sempre que dou é levar a “Salada no pote”. Fica uma delícia, é muito rápido de preparar e você ainda pode variar os sabores para não enjoar. Para temperar recomendo azeite de oliva extra virgem no momento de comer. Fica lindo e uma delícia!!

Algumas dicas de como montar:

1º Comece com os ingredientes mais pesados como Quinoa, macarrão, grão de bico, lentilha, feijões, batata doce;

2° Coloque a “parte proteica” como atum ralado, frango desfiado, ovo cozido;

3º Acrescente folhas cruas e legumes como: Alface, tomate, agrião, pepino, cenoura, aipo, brócolis, couve flor e etc;

4º Coloque uma cobertura: Pode ser de oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) ou sementes (abóbora, linhaça; chía…).

 

Alguns exemplos (Valem por uma refeição):

1 – Quinoa em grãos cozida, atum ralado (bem escorrido), cenoura ralada, alface, rúcula, nozes;

2 – Macarrão integral cozido (ou sem glúten caso tenha alguma intolerância), frango cozido desfiado, manjericão, cenoura ralada, tomatinhos cereja, semente de abóbora;

3 – Grão de bico cozido, cebola, atum ralado,  tomate em cubinhos, rúcula, amêndoas laminadas;

4 –  Batata doce cozida, frango desfiado, agrião, alface, cenoura ralada, sementes de abóbora.

 

O ideal é preparar no dia anterior e deixar na geladeira para facilitar. Muitas receitas orientam o uso do molho diretamente no pote, mas como o foco deste post são as pessoas que transportam essa salada até o local de consumo e não há como eu saber o tempo que esse transporte acontece, prefiro orientar que seja “temperada” na hora com azeite de oliva extra virgem. O transporte deverá ser feito em bolsa térmica para conservar melhor e o ideal é que fique em refrigeração até o momento de consumo. Você pode mistura tudo no próprio pote ou transferir para um prato.

Os exemplos acima são apenas para demonstrar, não se prendam a eles e usem a imaginação para criar sabores e adequar ao seu paladar. 😉

 

Sou nutricionista apaixonada por tudo que se relaciona a alimentação saudável. Meu objetivo é inspirar e capacitar as pessoas a reconstruir sua relação com a comida e mostrar que viver uma vida saudável pode ser fácil e prazeroso.