Dicas

Dicas para escolher um chocolate mais saudável

13 ago 2016

A ideia era avaliar rótulos de chocolates com apelo saudável e verificar as melhores opções. A análise foi feita com diversas marcas no mercado e tenho que admitir que fiquei um pouco decepcionada. Não  que sejam a iguais aos chocolates tradicionais quem tem mais açúcar que cacau na composição, mas infelizmente o que percebi é que a maior preocupação da industria com “apelo saudável” é o de retirar o açúcar, o que até aí eu acho ótimo.O grande problema é que o açúcar excluído da receita é substituído por adoçantes artificiais e por aditivos. 🙁 A  preocupação da indústria em adicionar adoçantes para que o produto fique com o  gosto mais próximo ao do tradicional é agradar o paladar da população e consequentemente vender mais…Se fazem um produto muito doce é porque há procura por este tipo de produto. Quanto mais doce, mais viciante, mais vendido. …Tudo é MAIS para a indústria e MENOS para a saúde entendem?

Por isso que como profissional da área de saúde prefiro ORIENTAR as pessoas a fazerem melhores escolhas  a ficar criticando as marcas de chocolate. Aprender a ler rótulos de alimentos  é fundamental  e o mais importante em minha opinião é que  PRECISAMOS MUDAR O NOSSO PALADAR!!  Aprender a saborear o sabor de verdade dos alimentos sem excessos de açúcar e sal. Um chocolate amargo tem que ter gosto de cacau e não de açúcar. No início é difícil mas eu garanto por experiência própria que é possível. É uma questão de adaptação.É assim com o chocolate amargo, com o café amargo, com o suco de frutas sem açúcar… Nosso paladar vai se acostumando aos poucos e depois até achamos o outro produto ruim, muito doce ou no caso do sal muito salgado.

O que posso orientar é sempre leiam o rótulo antes de comprar e lembre-se que o primeiro item na lista de ingredientes será sempre o que tem em maior quantidade no produto. Se você costuma consumir chocolates que o primeiro ingrediente é o açúcar, na verdade você está consumindo mais açúcar que cacau.

Na indústria brasileira ainda temos poucas opções  e as melhores são extremamente caras comparadas ao chocolate tradicional. Mas encare como investimento para a sua saúde, e como não vai comer uma barra inteira de uma vez,vai durar bastante. E além disso, quanto maior a procura pelo produto, maior produção pela industria, a concorrência aparece e os preços vão caindo…

Algumas dicas abaixo para escolher a melhor opção:

1º Leia a lista de ingredientes no rótulo e verifique se o primeiro item listado é feito a partir do cacau (massa de cacau, manteiga de cacau, cacau em pó);

2º Analise a quantidade total de ingredientes. Se tiver uma lista imensa com nomes difíceis de corantes, conservantes, adoçantes…Talvez não seja a melhor opção, lembre-se:  “Quanto mais natural, melhor “;

3º  Se o chocolate for 70% cacau isso quer dizer que a cada cem gramas, setenta gramas deverá ser de cacau e suas variações, o restante provavelmente será de açúcar. Isso quer dizer que até as versões mais saudáveis terão açúcar e comer uma barra inteira de uma só vez pode não ser uma boa opção. A porção recomendada é de até  4 quadradinhos;

4º Quando nós nutricionistas falamos de chocolate amargo, queremos dizer que o mesmo tem que ter no mínimo 70% de cacau, quanto mais cacau melhor (85%  cacau seria ótimo).

Importante: Chocolate meio amargo não é chocolate amargo! Normalmente o meio amargo tem em média 30% de cacau. Não confundam!!!

5º O cacau é fonte de gordura naturalmente. Se no rótulo aparecer gordura hidrogenada ou vegetal isso quer dizer que além da gordura natural do cacau que é uma gordura benéfica, foi acrescentado mais gordura. Essa provavelmente não é uma boa opção.

chocolate saudavel

A imagem mostra um exemplo de rótulo de chocolate 70% cacau com apenas 3 ingredientes: Sendo o Cacau em maior quantidade, açúcar em segundo e um emulsificante (Lecitina de soja) que serve para misturar a gordura com a água. Esta opção seria melhor se fosse 85% cacau, mas em comparação a outros chocolates está de bom tamanho.Um exemplo de como é possível fazer um chocolate sem adicionar 1000 ingredientes artificiais e sem ser extremamente doce.

Para finalizar lembrem-se: Quanto mais informações tivermos, mais exigentes ficamos  e consequentemente a indústria tentará se adaptar. Espero ter ajudado!! 😉

  1. Sr. WordPress em 13/08/2016

    Olá, Isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.